20 de dez. de 2007

BPM - Business Process Manager


Traduz-se pela necessidade que existe nas empresas de alinhar e coordenar pessoas, atividades e recursos para atingir os objetivos organizacionais.

Com o BPM é possível diminuir custos, reduzir tempos e adicionar valor aproximando a tecnologia com o negócio.



Os processos de negócios devem ser formalizados. Os processos de negócios são ativos das empresas.


Gestão de Processos - A gestão de processos define que o foco deve ser o processo empresarial e não a antiga visão de estruturas funcionais.

O que é um processo? É um conjunto de atividades com o objetivo de agregar valor a um produto ou serviço.

Características dos Processos:

1. Fornecedor: Entra com os insumos para que o processo seja executado.
2. Cliente: Receberá o produto ou serviço.
3. Executores: São as pessoas ou sistemas que fazem o processo se realizar.
4. Dono do Processo: Responsável pelo resultado do processo.
5. Indicadores: Os indicadores são associados aos processos para que
constantemente seja possível monitorar sua adequação ou a
necessidade de melhoria ou ajuste do processo.


Os processos necessitam estar agregados com a estratégia da organizaçao?

Toda a vez que o alinhamento é atingido existe a criação de uma cadeia de valor. Caso contrário todo o esforço de uma organização sem alinhamento se traduz em uma destruição de valor.


Usuários e Processos

O usuário tende a mudar os processos sem avisar ninguém, e depois, na hora de embutir regras documentadas de um processo no sistema todo o mundo reclama que o sistema não funciona.

O funcionário costuma se virar com os sistemas, principalmente legados, e costuma conhecer as restrições dos sistemas. Então ele muda os processos por fora, sem pedir mudanças no sistema. Quando vemos a necessidade de apoiar o negócio com sistemas baseados em processos, vira um pesadelo mudar o modo como disparamos esse serviço em campo.

Os funcionários mudaram as coisas no meio, mas não informaram. No primeiro momento estas mudanças não informaram. No primeiro mommento essas mudanças não provocam impactos, mas quando mudamos os processos essas mudanças não informadas provocam impactos sistêmicos. A empresa deve entender que para mudar processos de forma estruturada e para aproveitar os investimentos em BPM e SOA, a disciplina com os processos precisa ser germânica.




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